gluten

A lactose, a caseína e o glúten, entre outros nutrientes, são considerados os principais vilões na alimentação da maioria da população. O glúten engorda? Mas afinal o que é o glúten? Devo retira-lo da minha alimentação?

Em primeiro lugar, é importante saber o que é efetivamente o glúten. Trata-se de uma proteína que está presente em alimentos como o trigo, centeio, aveia, cevada e o malte. Desta forma, está presente na maioria dos pães, bolos, massas, bolachas e até na cerveja. O glúten só deve ser retirado, se existir uma intolerância do mesmo, por parte de quem o consome.

Quando existe de facto, uma intolerância a esta proteína, o nosso sistema intestinal é o mais lesado, uma vez que dificulta a absorção de nutrientes, provocando sintomas como o inchaço abdominal, diarreia, perda de peso, anemia.

Assim, para os celíacos (pessoas intolerantes ao glúten), deixar de comer todos os alimentos que contem glúten é verdadeiramente uma necessidade.

Quem o elimina da dieta, mesmo não tendo qualquer tipo de intolerância, vai perder peso sim, mas não por causa do glúten. Apenas porque, vai deixar de comer hidratos de carbono. Desta forma, é bom percebermos que: o glúten não engorda, nem provoca inchaço.

O glúten não é, como muitos dizem, uma gordura trans ou algo que deva ser evitado pela população em geral.

A melhor dieta não é a sem lactose, sem glúten, a dieta detox ou outras que possam conhecer. A melhor dieta é aquela que privilegia o equilíbrio, devendo ser equilibrada e individualizada. Lembre-se sempre, o veneno está na dose.

Autor: Ana Sofia Ferreira, Nutricionista n. 1825 N

Deixar comentário