Frequencímetro Cardiaco | Ana Viriato | ChillOut, o seu clube de saúde

Hoje vou falar-vos sobre um assunto da maior importância: o controlo da frequência cardíaca (FC) durante o exercício físico.

A frequência cardíaca reflete a capacidade que o coração tem de abastecer o corpo com oxigénio. Durante a prática desportiva, o sangue do corpo é mobilizado para os músculos e, com isso, o número de batimentos cardíacos tende a aumentar.

Por isso é imperioso monitorizá-la, uma vez que ela funciona como uma espécie de termómetro que indica a qualidade do exercício (se ele está a funcionar ou não corretamente) e, principalmente, sinaliza os limites da pessoa em cada exercício.

É muito importante controlar a frequência cardíaca máxima (FCmax) que é a maior frequência cardíaca possível de ser atingida em esforço e que não pode ser ultrapassado por incrementos na carga, nem por adaptações ao treino.

Como se calcula?

Existem vários métodos e fórmulas.

Eu utilizo normalmente a seguinte:

Fcmáxima= 208 – (0,7* idade), para pessoas saudáveis e ativas.

De acordo com a intensidade desejada, deve manter a frequência cardíaca dentro de um valor mínimo e de um valor máximo durante o exercício, a isso chamamos Zona Alvo que ajuda a controlar a FC que desejamos para que o treino seja mais ou menos intenso.

Por exemplo, para estar realmente a queimar mais calorias, a sua zona alvo tem que corresponder a 80% da fcmáxima.

No caso de um indivíduo com 35 anos:

  • Fcmáxima 208- (0,7*35)= 183,5
  • Zona Alvo 80% = 146,8

ZONA-ALVO-PARA-QUEIMAR-GORD

Existem equipamentos no mercado que o ajudam a calcular todos estes dados. Consistem num aparelho monitor, parecido com um relógio, que é colocado no pulso e trazem também uma fita elástica, com elétrodos, que é colocada na região torácica e que consegue captar a atividade elétrica do coração.

A informação captada pelos elétrodos é transmitida para o monitor no pulso onde a frequência cardíaca é visualizada em tempo real.

Existem vários equipamentos para todas as carteiras e gostos… Procure um que se adapte às suas necessidades e objectivos! Quando comprar é importante que diga quais os objectivos do seu treino!

Toda esta informação é dirigida a pessoas saudáveis. Se tiver algum problema de saúde consulte o seu médico antes de iniciar qualquer atividade física!

Qualquer dúvida, por favor, digam…!

Autor: Ana Viriato

Deixar comentário