O exercício físico na terceira idade | Chill Out, o seu clube de saúde

A atividade física aparece como uma forma de permitir que as pessoas com mais idade tenham mais saúde e se tornem mais independentes. Os benefícios, esses são evidentes, tanto na aptidão física como na esfera psicológica!

A nível psicossocial, os benefícios provenientes da prática regular de exercício físico para os idosos encontram-se na diminuição do stress, melhor vigilância mental e desempenho cognitivo, diminuição dos níveis de ansiedade e depressão, e por conseguinte diminuição do consumo de medicamentos.

O exercício físico atua na melhoria da auto-estima, do autoconceito, da imagem corporal, das funções cognitivas e de socialização.

Todos os idosos devem praticar exercício físico, desde que não haja nenhuma restrição médica absoluta. Os exercícios devem ser realizados de três a cinco vezes por semana, com duração de 30 a 60 minutos.

Veja o testemunho do Sr. Fernando, 83 anos, praticante regular de exercício físico, entrevistado por Ana Viriato.

Quanto mais velhos ficamos, mais importante se torna um estilo de vida ativo. Pode parecer um contra-senso mas se existe alguém que necessita de praticar exercício físico regularmente, são os idosos. Porquê? É simples: ajuda-os a manterem-se saudáveis, com energia, confiança e boa disposição. Saúde para dar e vender, independentemente da idade.

Não ficou convencido? Fique com 8 benefícios (pelo menos!) da prática de exercício na terceira idade:

1.    Luta contra a depressão. O exercício físico pode muito bem ser um dos melhores remédios contra a depressão, a tristeza e a falta de rumo, que afeta muitos idosos nesta fase das suas vidas. A prática regular de uma atividade física produz endorfinas, as “hormonas da felicidade” que desencadeiam sentimentos de bem-estar e autoconfiança.

2.    Mantém o cérebro alerta. Para além dos benefícios físicos, psicológicos e emocionais, o exercício físico tem um contributo importante em manter o cérebro dos idosos alerta e ativo. A atividade física assegura o funcionamento pleno das funções cognitivas o que, por sua vez, pode prevenir a perda de memória, a demência e até desacelerar a progressão da doença de Alzheimer. A lucidez e clareza de mente num idoso pode ainda incentivá-lo a fazer outras coisas como manter os hábitos de leitura e escrita, entre outras atividades.

3.    Menos doença, mais saúde. Praticar exercício regularmente é ainda crucial para todos os idosos porque reduz o impacto das doenças crónicas e não crónicas a que podem ser suscetíveis. Alguns dos benefícios de saúde que a ginástica traz aos idosos incluem o fortalecimento do sistema imunitário e digestivo, um coração e uma tensão arterial mais saudáveis, ossos mais fortes e resistentes. Os idosos que praticam algum tipo de atividade física têm um risco menor de virem a sofrer de osteoporose, diabetes, obesidade, doenças cardíacas, Alzheimer, cancro do cólon e da mama.

4.    Um sono melhor. A idade traz muitas vezes com ela perturbações de sono que afetam as noites dos idosos. A prática de exercício físico regular contribui substancialmente para um sono melhor, mais profundo, mais regenerador e que chega mais depressa na hora de deitar a cabeça na almofada. O resultado? Um idoso que acorda com mais energia para o seu dia-a-dia.

5.    Garante uma autoestima elevada. É certo e sabido que quem pratica exercício físico regularmente sente-se muito melhor com a sua imagem física e isso é importante para qualquer pessoa, independentemente da sua idade. Quem é que não gosta de se olhar ao espelho e sorrir porque aprecia a imagem que vê lá refletida? Sentirmo-nos bem connosco próprios é meio-caminho andado para nos sentirmos bem com a vida e com as pessoas que nos rodeiam – e os idosos ainda têm muito que dar ao mundo!

6.    Manter o peso ideal. Com o avanço da idade, o metabolismo do organismo desacelera, o que significa que se torna mais difícil o idoso assegurar o seu peso ideal. Para evitar engordar ou emagrecer em demasia, nada como o idoso manter-se ativo – o exercício físico não só acelera o metabolismo, como ajuda a criar massa muscular o que, por sua vez, contribui para queimar calorias indesejadas. Manter o peso ideal é muito importante para um idoso porque isso implica inúmeros benefícios de saúde e um bem-estar geral.

7.    Corpo em forma. A melhor forma de combater a falta de mobilidade e aparente fragilidade dos idosos é praticar exercício físico, que vai ajudá-los a melhorar a sua força, flexibilidade e postura, o que por sua vez vai otimizar a sua mobilidade, equilíbrio e coordenação. Com o seu corpo em forma, um idoso sentir-se-á mais capaz de levar a sua vida normal, sem medo de executar as suas próprias tarefas e com muito menos medo das quedas habitualmente associadas à terceira idade.

8.    Uma maior independência. A verdade é que os idosos que praticam exercício físico de forma regular vão parecer e sentirem-se mais novos, durante mais tempo. Proporcionalmente, vão manter-se ativos durante mais tempo, o que significa que vão trocar uma vida sedentária por uma vida mais ativa e dessa forma, para além de ganharem saúde e bem-estar, vão continuar a fazer as suas coisas pelas suas próprias mãos – vão manter-se independentes e felizes com isso, por isso, motive o idoso da sua vida a mexer-se!

Aconselhe-se com o seu médico e faça-nos uma visita! Teremos muito gosto em recebê-lo para uma aula gratuita e para lhe apresentarmos o nosso espaço!

Sinta-se em casa e comece hoje mesmo a prática de exercício regular!

Referências:

  • “Atividade física na terceira idade” | Daniel Arkader Kopiler
  • “Quem? Eu? Exercício?” | Guia da Direcção Geral de Saúde, um guia específico para pessoas idosas direccionado para a prática de exercício físico.
  • Site cuidamos.com

Deixar comentário