Vamos combater o sedentarismo?

Passamos o dia inteiro sentados à secretária, passamos toda a noite sentados no sofá. Resultados a médio prazo: falta de energia, falta de massa e de força muscular, aumento da massa gorda e potencial obesidade ou instalação de gorduras localizadas, sendo a obesidade abdominal a mais preocupante pelos riscos associados de doenças cardiovasculares.

Um dos flagelos da vida moderna, que potencia quadros de obesidade e de doenças várias, é o crescente sedentarismo.

Neste contexto, Portugal faz parte dos países com menores índices de actividade física da Europa, tornando a população portuguesa muito exposta aos riscos das doenças cardiovasculares.

A prática de actividade física diminui o risco cardiovascular, para além de manter a saúde e o bem-estar geral – físico e psíquico.

Muito importante do ponto de vista da prevenção das doenças cardiovasculares é praticar uma actividade física diária e regular de, pelo menos, 30 minutos, que pode ser distribuída em 3 períodos de 10 minutos ao longo do dia. Exemplos disso são subir escadas, caminhar, nadar ou andar de bicicleta. A actividade física aconselhada implica movimento, força ou manutenção da postura corporal que se traduza num consumo de oxigénio.

Pratique Actividade Física

Pode-se praticar uma actividade física, sem se praticar desporto. Com um conjunto de medidas simples é possível aplicar, no seu dia-a-dia, exercício físico para manter o corpo a funcionar de forma saudável.

1. Introduza movimento nas suas actividades de vida diária

  • Procure situações com um mínimo de 10 minutos, procurando atingir um total mínimo de 30 minutos por dia:
  • Prefira escadas a elevadores.
  • Ande mais a pé (na utilização dos transportes públicos, desça uma paragem antes, deixe o automóvel mais longe).
  • Se puder, faça percursos de bicicleta.
  • Salte à corda.

2. Escolha uma actividade física que lhe agrade e que possa praticar

  • As mais prolongadas e moderadas são as ideais. Natação, corrida, ciclismo, caminhadas, dança de salão são algumas das actividades para colocar a máquina cardíaca em acção.
  • Pratique, pelo menos, três vezes por semana. Com companhia o exercício sabe ainda melhor – convide um familiar ou amigo para se juntar a si. Conforme a actividade pode ser aconselhável o aquecimento de cinco minutos e um arrefecimento de cinco minutos.

3. Aumente gradualmente (ao longo de meses) a intensidade do exercício.

Com a regularidade do exercício, o seu corpo vai tendo mais capacidade para o esforço e revigora-se cada vez melhor. Um coração bem condicionado consegue realizar o mesmo trabalho pulsando 36 000 vezes menos por dia que o coração de um indivíduo não treinado.

4. A actividade física deve ser adequada à sua condição de saúde.

Muitas vezes, até ajuda na recuperação de muitas doenças, tais como diabetes, excesso de peso, hipertensão arterial, osteoporose ou asma, mas deve ser adaptada a cada caso.

Também a idade é um factor a ter em conta. Em idades mais jovens, o exercício pode ter um carácter competitivo, já em pessoas com mais de 35 anos a actividade física deve assumir uma forma de lazer.

5. É desejável que a actividade física se inicie na infância.

No crescimento das crianças o corpo e a saúde beneficiam muito do exercício. Para além disso, ajudam à concentração, aumentam o apetite e motivam a sociabilidade. Mas, de qualquer modo, vai sempre a tempo para começar.

A prática de actividade física tem como benefícios:

  • Mais energia
  • Maior resistência
  • Melhor auto-imagem
  • Controle do peso
  • Redução do risco de ataque cardíaco

 

A intensidade do exercício

Uso o frequencímetro e vá controlando a sua pulsação durante o exercício, porque a frequência do pulso é um bom guia:

  • A frequência máxima depende da idade (220 menos a idade).
  • A frequência boa está entre os 60 e os 75 % (zona alvo).
  • Acima de 75 % da frequência máxima pode ser excessivo, para quem não está treinado.
  • Abaixo de 60 % dá pouco condicionamento ao coração e pulmões.

Referências: Fundação Portuguesa de Cardiologia

Autor: Sérgio André

Deixar comentário