jardinagem

Uma vida ativa preenchida pelas diferentes atividades da vida diária, como andar a pé, ir às compras, subir escadas, fazer jardinagem, atividades domésticas, etc., tem um papel altamente positivo para a saúde.

Com base em múltiplos estudos, sabe-se que o somatório da energia gasta nessas atividades, desde que em quantidade suficiente, tem um efeito tão benéfico para a saúde como outras formas de exercício estruturado.

Cinco minutos numa atividade, outros dez minutos noutra, que perfaçam, pelo menos, trinta minutos aproximam-se das recomendações para a atividade física mínimas definidas pela generalidade das diferentes instituições científicas.

O esforço que estas atividades de vida diária representam é muito importante pelo envolvimento de grandes áreas musculares, pela força que requerem e a habilidade que exigem para a ação.

Reduzidas estas atividades de vida diária e passando longos períodos do dia sentado, estamos perante um sedentarismo severo.

A inactividade física é um dos maiores factores de risco no desenvolvimento de doenças cardíacas. Neste contexto, Portugal faz parte dos países com menores índices de actividade física da Europa, tornando a população portuguesa muito exposta aos riscos das doenças cardiovasculares.

A prática de actividade física diminui o risco cardiovascular, para além de manter a saúde e o bem-estar geral – físico e psíquico.

Referências:

Sociedade Portuguesa de Cardiologia

Deixar comentário