Idosos-no-ginasio

Independentemente da sua idade, nunca é tarde para adicionar actividade física à sua rotina diária.

A actividade física não só o ajuda a viver mais, como também o ajuda a prolongar a sua saúde, a sua destreza mental e a sua independência para usufruir de uma maior qualidade de vida. A inactividade, pelo contrário, está ligada a um maior risco de doenças do coração e às muitas incapacidades que pode causar.

Como os adultos de qualquer idade, as pessoas idosas precisam de 30 a 60 minutos de actividade moderada, na maior parte dos dias da semana. Também funciona praticar durante o dia, várias vezes 10 minutos.

Escolha actividades que goste para que seja mais fácil cumprir. Se não gosta de ginásios, por exemplo, escolha caminhar, faça aulas de ioga ou faça jardinagem. O que importa é que se torne activo à sua maneira: seja em casa, na comunidade, com o seu grupo de amigos, etc.

Não pense que é tarde de mais para fortalecer o seu corpo: estudos mostram que o treino com pesos, por exemplo, pode fazer regredir a fraqueza muscular mesmo quando se chega aos 90.

As actividades que melhoram a resistência, a flexibilidade e a força são as melhores.

Exemplos:

  • Resistência – caminhar, nadar, dançar, andar de bicicleta. São particularmente benéficas para o coração, pulmões e sistema circulatório.
  • Flexibilidade – stretching, ioga, tai chi e trabalhos de jardinagem. Mantém as articulações flexíveis. O aumento da flexibilidade vai ajudar a que continue a conseguir atar os sapatos ou chegar à prateleira de cima.
  • Força – levantar pesos ou latas de feijão, subir escadas, fazer flexões em pé contra a parede, sentar-se e levantar-se em sessões repetidas. Estes exercícios vão fortalecer os seus músculos e melhorar o seu equilíbrio, o que ajuda a prevenir as quedas, uma das grandes causas de morte por acidente, em pessoas com mais de 65 anos.

Lembre-se que se tiver artrite ou osteoporose, a actividade física pode ser extremamente importante para manter a sua mobilidade. Se já teve um ataque de coração, tornar-se activo pode ajudá-lo a prevenir outro.

Nota: Fale sempre com o seu médico antes de iniciar um programa de actividade física.

Autor: Sérgio André

Deixar comentário